Confesso que o meu prazer pelo fenómeno da Xixa passa mais pelo jogo em si do que por tudo o que o rodeia. Dirigentes, árbitros, apanha bolas... passam-me normalmente ao lado. Mas como o picanço é divertido e o azul e branco e vermelho podem combinar com tudo menos com Xixa, aqui vão outros factos para rebater os do Stranger dois posts abaixo. Porque é sempre divertido orientar números para o lado que convém e esquecer tantos outros, cá vai:
Pois há uma outra equipa que tem como goleador máximo um tipo que sozinho tem mais golos marcados de penalty do que o total de penaltys assinalados a favor dos seus rivais directos em todo o campeonato. E se não utilizarmos as estatísticas simpáticas da Liga que transformaram dois autogolos do Sporting em golos do próprio, temos o simpático número de 6 golos de penalty num total de 11. Ou seja, mais de metade dos tentos a partir desse fatídico ponto em frente à baliza.
Já depois do jogo de ontem na pedreira, o tal clube que é o maior em tudo menos no número de títulos, passou a marca dos 180 minutos do campeonato a jogar em superioridade numérica. Sim, mais de três horas de jogo contra pelo menos 10 jogadores. (Não percebo, confesso, como o árbitro se esqueceu de expulsar também o vento que, com a sua força, atirou Lima para o relvado numa altura em que os Peseiristas estavam a incomodar e começava a pairar a sombra do ponto perdido).
Finalmente, de referir que nas duas últimas jornadas, as papoilas saltitantes jogaram contra equipas desfalcadas de elementos que na jornada anterior haviam sido expulsos de forma surpreendente, e consequentemente impedidos de os defrontar. Mas como sempre, se as coisas derem para o torto no final da época, irão passar mais um ano de queixas. Se correrem bem, ressalvarão o facto de terem ganho contra tudo e contra todos (mesmo que por todos se entendam 10 ou menos). Porque são 6 milhões, mas nenhum deles tem postos na Liga nem nas equipas de arbitragem, são puros, e só ganham com verdade desportiva.
Para já é tudo. Depois de defrontar os galos amanhã, regresso com mais postas sobre o que realmente interessa: a recente vontade de contratar trintões verdes com historial recente de lesões.
No comments:
Post a Comment