Thursday, February 14, 2013

A Competição mais desinteressante do Mundo.

Estou particularmente à vontade para falar disto. Desde a sua génese que vejo a Taça da Liga como uma absoluta perda de tempo, e digo-o muito antes de se tornar na competição oficial do Benfica. Por mim era irrelevante que o FCP fosse desclassificado, como será se chegar à final com o Benfica e a vencer por 15-0. Custou-me mais ser eliminado pelo Braga e Académica nas duas últimas edições da Taça de Portugal, do que levar 4 e 3 de Sporting e Benfica em edições passadas da Taça da Liga, e isso quer dizer muito.

E não o digo por mania. Apenas porque basta olhar para a competição com atenção para perceber que é pouco mais do que um torneio de pre-época. Uma fase de grupos com apenas uma volta, uma fase a eliminar onde não são permitidos prolongamentos (não se vá prolongar o sofrimento do adepto doente que sabe que mesmo estando a comer merda, tem de comer merda até ao fim) e, ano após ano, uma confusão de regulamentos em que ninguém parece perceber o que raio se está a passar. Depois, chegados ao final, o que se ganha? Uma taça tão horripilante que nem dá gosto ter num museu de clube, e... nada mais. Bastava que a vitória final significasse o apuramento para uma competição europeia que o seu nível de competitividade se tornasse imediatamente mais interessante. A verdade é que ninguém quer dar acesso à Europa ao vencedor de um torneio amador. Diz-se também que há um prémio monetário interessante capaz de incentivar clubes pequenos a ganhar a prova. Resta saber é se se trata de um prémio monetário capaz de cobrir as despesas de organização de jogos às 17h a meio da semana com umas 20 pessoas na bancada, já contando com o vendedor do pão com chouriço.

Em meu entender, ou se dá um passo definitivo para tornar isto numa competição a sério, ou então mais vale acabar com uma competição que na realidade não convence sequer quem a organiza.

No comments: